Nesse 27 de abril homenageamos as trabalhadoras doméstica e saudamos a nossa ancestral Regina Semião.
por Gevanilda Santos, Maria Regina Teodoro e Magali Mendes;
REGINA SEMIAO uma mulher guerreira, mãe, avó e uma virtuosa profissional no ramo do trabalhado doméstico. Nos deixou mês passado e nos recorda uma referência da luta das trabalhadoras domésticas para o fortalecimento do movimento sindical. Mulher negra empoderada, uma cidadã em Campinas esteve à frente do Sindicato das Trabalhadoras Domésticas de Campinas e região recordando o legado de Laudelina de Campos Melo. Desde o século passado se dedicou a vida sindical defendendo os direitos das trabalhadoras domesticas. É concordamos … nossos passos vêm de longe e a nossa luta e resistência também.
Salve Ana Semião e Maria Regina Teodoro, mulheres de fé na matriz africana, trabalhadoras domésticas, ativistas dos movimentos sociais, sindicalistas, lideranças domésticas nacionais atuantes em Campinas-SP, na CONTRACTCS, na FENATRAD. Atuaram internacionalmente na OIT. Hoje Maria Regina Teodoro se dedica ao Projeto Promotoras Legais Populares Cida da Terra de Campinas e Região voltado para a formação de mulheres da periferia e trabalhadoras domésticas nos temas de acesso à justiça, prevenção da violência contra as mulheres e direitos trabalhistas.
Saudamos todas e todxs as mulheres negras que levam a frente o legado de Regina Semião. Que lutam contra a violência doméstica, os baixos salários, o racismo o machismo e a não garantia dos direitos.
Salve as organizações de classe, os sindicatos espalhados por todo Brasil, a FENATRAD, a CONTRACTS. Salve as secretarias da promoção da igualdade racial e secretarias da mulher que promovem política pública de qualidade e fortalecem a democracia.
Longa vida aos organismos de defesa do bem viver nas relações de raça, classe e gênero.
Salve a mulherada sindicalizada. Salve o 27 de abril, o dia da trabalhadora doméstica!
Salves as lideranças de ontem e hoje. Parabéns por sua trajetória de luta.
SOWETO ORGANIZAÇÃO NEGRA
FECONEZU
PLP “Cida da Terra
CONEN Mulher