Fortalecendo a luta das Promotoras Legais Populares Pretas
Fortalecendo a luta das Promotoras Legais Populares Pretas
* Magali Mendes
No mês de maio aconteceu uma reunião presencial importante e significativa do Aquilombamento das PLPs Pretas do Estado de São Paulo. A mulherada presente na sede da Soweto Organização Negra veio representando as cidades de Campinas, São Paulo, Hortolândia, São Bernardo, Santo André e recebeu a visita de Jacira Melo ( Jajá) do Instituto Patrícia Galvão.
No Brasil o Projeto das Promotoras Legais iniciou em 1993 a partir da participação brasileira da União de Mulheres de São Paulo e outros coletivas feministas no encontro promovido pela CLADEM no Chile. Foram inspiradas e tiveram acesso à informação sobre projeto de formação destinados as mulheres populares, com caráter multiplicador, no campo da de direito e da cidadania.
No Estado de São Paulo estão organizadas e espalhadas por cera de de 40 cidades . Inúmeras outras pleiteiam a formação inicial para se juntar e fortalecer o movimento/ a rede . A coordenação estadual que atua no sentido mais geral e tem muito trabalho à frente. O trabalho é coletivo inspirado na irmandade, na diversidade . O sentimento feminista incorpora mulheres negras , de outras etnias, mulheres CIS e Trans.
Este tipo formação popular, feminista com vista a autonomia da mulherada foi muito bem recebido e se ampliou para os 24 Estados da União. A partir de então cresceu e se fortaleceu enquanto um movimento de mulheres através de uma Rede Nacional. Cada vez mais se fortalece apoiado no tripé gênero X raça X classe e encontra um terreno fértil junto as mulheres periféricas e pretas motivando-as pensar, a agir e transformar sua realidade, sua sociedade que tem profundas desigualdades.
A pandemia da COVID19 impactou negativamente toda a população negra e pobre, principalmente as mulheres negras . Nesse período acatando a forma de comunicação e interação recomendada pela Organização mundial de Saúde – as PLP Pretas de São Paulo organizaram um espaço virtual para refletir as suas questões, proposições e bandeiras de luta das mulheres negras e periféricas do Estado de São Paulo
Diante das ameaças da pandemia e dos pandemônios que ceifara milhares de vidas o desejo e a perspectiva de futuro foram o foco principal dos encontros virtuais. A preocupação geral era para que o movimento cada vez mais desse respostas aos desafios da luta cotidiana contra violência, a fome, o racismo estrutural institucional e religioso, o encarceramento da da juventude negra, das mulheres negras , o feminicídio e o genocídio de seus filhos entre outras situações.
A vacinação contra a Covid -19 , mesmo que tardia tornou possível reuniões presenciais. Agora no momento pós letalidade da covid a organização através da reunião das articuladoras PLP Pretas continua . Seguimos o processo de pensar a ampliação da participação rumo ao Seminário Estadual de PLPs Pretas previsto para o primeiro semestre de 2023. Esperamos contar com a representação das PLPs Pretas de todas as cidades.
O apoio da Coordenação Estadual de PLPs/SP e a parceria histórica com a Soweto –Organização Negra são fundamentais para fortalecer a organização e o protagonismo das mulheres negras populares e sua luta.
Você é benvinda! Participe
Contato: promotoraslegaispopulares@gmail.com e/ou magali.mendes2011@gmail.com
AXÉ e LUTA!
FORA BOLSONARO!!
*Magali Mendes: Coordenadora de Formação da Associação de PLPs CIDA da TERRA de Campinas e Região e Articuladora do Aquilombamento das PLPs Pretas.